10 DICAS DE COMO MELHORAR A COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO

by - 8/11/2016

10 DICAS DE COMO MELHORAR A COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO
A comunicação une ou separa as pessoas. Ruídos na comunicação é o principal fator gerador de brigas dentro de um relacionamento. Se os dois não tiverem dispostos a se ouvirem, se não estiverem dispostos a ouvir o que o outro sente. Se não tiverem dispostos a dizer o que sente, então o relacionamento pode estar datado. Aqui seguem 10 dicas minhas, como psicólogo, para melhorar a comunicação dentro de um relacionamento.

1.  CONVERSAR SEM BRIGAR
Toda briga nasce de uma conversa. Toda briga nasce de uma conversa em que um não quer falar sobre, e o outro precisa falar sobre. Se algo precisa ser dito na relação, então esse algo precisa ser ouvido.

2. DIZER QUE NÃO GOSTA DE ALGO SEM OFENDER
Você consegue dizer que não gostou de alguma coisa que o outro fez, ou disse, sem usar palavras definitórias. Exemplo: substitua o "Você é grosso (a)" para "Não gostei da forma como falou, porque pareceu ríspido demais”.

3. OUVIR SEM SE OFENDER
Não é por que o outro apontou algo que não gostou que significa que ele te acha uma pessoa ruim. É apenas uma situação. Se você se ofender, informe. E se te ofender com tudo, a ponto de te fazer se sentir mal avalie se não está em um relacionamento abusivo, ou se você tem problema de autoestima e aceitação própria.

4. COMPREENDER ANTES DE RESPONDER
Não se apresse em responder só porque já se sentiu ofendido. Pois pode ser que o outro não tenha se explicado bem.

5. FAÇA PERGUNTAS
Caso não ficou muito claro, é, pode não ter ficado mesmo, faça perguntas. Faça o outro se explicar melhor, explicar o ponto de vista.

6. NÃO JOGUE
Não faça joguinhos de vingança. Não tente "jogar verde" pra "colher maduro". Seja objetivo!

7. SE FOQUE NA PAUTA
Não ressuscite assuntos antigos. Não se aproveite da situação para falar de coisas que você não gosta no outro. Isso é angustiante e normalmente termina em briga. Aponte coisas que não gosta no outro em outra situação. Ouça o que ele está dizendo, e se posicione se não concordar.

8. MANTENHA O VALOR
Mantenha os seus valores e o valor que aplica ao relacionamento. Eles não podem se perder por uma única situação. Lembre-se que tudo pode ser resolvido e diplomacia é importante em um relacionamento.

9. NÃO INTERROMPA
Não interrompa o outro no meio de uma frase. Algumas coisas só são compreendidas no final da sentença. Permita o outro concluir o raciocínio. Isso vai facilitar para você, caso perceba que o outro esteja equivocado e necessita de um novo entendimento. Enquanto o outro se explica ele pensa melhor na situação também, e isso contribui para a compreensão.

10. FALA DE COMO VOCÊ SE SENTE
Se foque em como você se sente e comunique ao outro. Ele terá clara ideia de como suas palavras ou atitudes tem efeito sobre você.

Gostou? Comenta aqui no blog.
Texto: Colaborador
Douglas Amorim é psicólogo, atende em Cuiabá crianças, adolescentes, adultos. Coordena um grupo terapêutico para pacientes no pré e no pós-operatório da cirurgia bariátrica.   Realiza atendimento online e publica diariamente frases e pensamentos no perfil do Instagram: www.instagram.com/umpsicologoemcuiaba
Agendamentos de consulta pelo WhatsApp 65 9 9293 9445

Postagens relacionadas

0 COMENTÁRIOS